Screenshot_20220503-151120-309_edited_edited.jpg

CRÔNICAS DO CORDEL
com Elton Magalhães

DIAS: 

20 a 23 DE JUNHO (Online)

HORÁRIO: 

19h30 às 21h30

LOGO_TTLQ.png

SOBRE A ATIVIDADE:

 

Durante a oficina, serão apresentados elementos fundamentais como a história da Literatura de Cordel até a sua chegada no Brasil e a sua importância para a preservação da identidade regional e nacional, assim como as suas modalidades de escrita, das mais tradicionais (sextilha) até às mais complexas (galope à beira-mar). 

Ao final da atividade, espera-se que os participantes envolvidos adquiram competências para produzir seus próprios textos, a partir dos métodos tradicionais de produção desse gênero popular.

CONHEÇA O ELTON:

Elton Magalhães nasceu em Castro Alves, Bahia, em novembro de 1985. É mestre em Literatura pela UFBA e professor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Tem publicados 2014: "O Ano da Copa no País do Futebol" (Ed. Mondrongo, 2014), "Festas Populares da Bahia" (Ed. Vento Leste, 2018) e "Épico Esquadrão - a história do E. C. Bahia em cordel" (Vento Leste, 2021), além de diversos folhetos de grande circulação nacional como "A chegada de Moraes Moreira no céu". 

 

Como professor, organizou os livros "O Português na Língua do Cordel" (ORG. Ed. Mondrongo, 2015), "Sala de Versos e Rimas (ed. Ifbaiano) e "Causos e Lendas do Paraguassú (ed. Vento Leste), ambos compostos por textos de alunos, resultado de oficinas de cordel realizadas em sala de aula. 

 

Já participou de diversas festas literárias no estado da Bahia, como a FLICA, FLIGÊ, FLIFS, FLIU, FLISAM entre outras. Realiza oficinas e palestras sobre Literatura de Cordel em várias escolas, universidades e espaços públicos. Já colaborou com o jornal Correio* escrevendo textos em cordel sobre as festas populares da Bahia. Mantém o blog eltonmagalhaes.com