WhatsApp Image 2022-05-12 at 17.37_edited.jpg

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: 
OFICINA MONA IFÉ DE POESIAS NEGRAS 
com Julio Tumbi Are

DIA: 

06 DE AGOSTO (Presencial)

HORÁRIO: 

09h00 às 16h00

LOGO_TTLQ.png
LOCAL:
INSTITUTO ARTE NO DIQUE -
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349 - Rádio Clube, Santos-SP.

SOBRE A ATIVIDADE:

 

A Oficina MONA IFÉ de poesias negras é uma proposta de trabalho que constitui o Projeto  Versos Iorubanos de literatura africana, afro-brasileira e afro-diaspórica. A oficina tem como objetivo trabalhar poemas de escritores e escritoras negras brasileiras, afro-diaspóricas e africanas das mais diversas temáticas e referências dentro dos recortes de raça, gênero, classe, sexualidade e territorialidades. 

A partir destas leituras e reflexões é que ocorrerá o exercício de escrita criativa poética individual e em grupo com a produção de poemas e contos que serão recitados em um sarau denominado “Xirê Iorubano” como parte final da oficina com a possibilidade  de que todas e todos possam recitar seus poemas inclusive se valendo de formas de expressões artísticas para além da escrita, como por exemplo a oralidade, a dança, a música e a corporeidade, conceitos que também serão trabalhados ao longo da duração do encontro.

Caso tenha, e queira trazer para a oficina, alguma indumentária ou instrumento musical ou performático, de manifestação cultural africana e afro-brasileira que queira levar para composição de figurino para apresentação da poesia na parte final da oficina.

CONHEÇA O JULIO:

 

Júlio Tumbi Are é poeta, escritor, educador social e fazedor cultural. Tem dois livros publicados – “Abi Aiyé” (2018) e “Ìfé àtí Àjagbá”  (2021) – além de algumas participações em antologias.  Seu terceiro livro, “Àyié ni Èké“, foi contemplado pelo FACULT na área de Literatura e será lançado em 2022.

 

Militante do Movimento Negro, ativista em Direitos Humanos, cientista social, advogado, graduando em Pedagogia, pesquisador nas áreas de estudos culturais, educação para as relações étnico-raciais e racismos.