7 fontes de editais para você favoritar agora!

O ano de 2018 promete ser agitado politicamente e encontrar as melhores oportunidades de fomento aos seus projetos é primordial para a continuidade deles.

É rotina de todos os empreendedores socioculturais a busca por oportunidades através de editais. A prática ainda é o principal meio de viabilização de projetos dentro do segmento e nada melhor do que saber onde encontrar essas informações, não é mesmo?



Compilamos alguns sites que durante todo o ano fornecem oportunidades de aberturas de editais. Fica aqui a nossa dica: organize essas fontes em uma planilha ou calendário para você ficar sempre por dentro dos prazos e regulamentos de cada um, vamos lá!



1) Gife - Associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas


No Gife você encontra editais que promovem o desenvolvimento de projetos de impacto social nas áreas da cultura, esporte, educação e meio ambiente, entre outros. Além dos editais, vale a pena dar uma olhada em todo o ótimo conteúdo que é produzido pela plataforma, como censos e infográficos. Acesse.



2) ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos


No site da ABCR você encontra informações de editais em diversas áreas sociais. A Associação Brasileira de Captadores Recursos também fornece em seus materiais, boas práticas para o setor, além de informações sobre cursos e oportunidades de trabalho para os profissionais da área. Acesse.



3) Prosas


No Prosas não há somente anúncios de editais, mas também a conexão entre projetos e potenciais patrocinadores. O site é bem difundido entre os profissionais da área, portanto, se você não o conhecia, ai está uma grande dica para ficar por dentro de novas oportunidades. Acesse.


4) Cultura e Mercado


O Cultura e Mercado é um dos mais importantes veículos de comunicação para a área cultural. Além dos editais, você também encontra diversos artigos sobre negócios culturais para se atualizar. Acesse.



5) MinC - Ministério da Cultura


Essa é uma dica bem óbvia! Fique atento. Acesse.



6) Proac/SP


Ainda que seja um fomento regional, o Proac/SP é um dos principais programas de apoio a cultura do país, principalmente por conta das inúmeras produções apoiadas todos os anos. Acesse.



7) ISPN - Instituto Sociedade População e Natureza


O site do ISPN é bem didático e tem o foco na Elaboração de projetos socioambientais. Acesse "Editais Abertos" e descubra novas oportunidades. Acesse.



Dicas bônus:


Vale registrar que muitas empresas abrem editais para o apoio a diversos tipos de projetos, em muitos casos, esses devem ter sido aprovados em leis de incentivo, como a Rouanet, por exemplo e outros não necessitam desse requisito. Vale a menção:


Natura Musical


A Natura apoia projetos musicais através do Natura Musical, programa que fomenta projetos musicais em diversos estágios. Ano passado escrevemos sobre o edital aqui, se liga que a acontece uma vez ao ano.



Oi Futuro


A Oi também seleciona projetos incentivados uma vez ao ano. Fique atento a chamada. Conheça as edições anteriores aqui.



Volkswagen na Comunidade


O Volkswagen na comunidade aporta projetos sem a necessidade de aprovação de Leis de Incentivo, vale frisar que as propostas analisadas dão preferência a futuros projetos em comunidades próximas as fábricas da empresa. Em 2017, escrevemos sobre o programa aqui.



Rumos Itaú Cultural


O tradicional Rumos Itaú Cultural é um dos principais programas de fomento do país (e um dos mais concorridos também). O edital abre somente uma vez ao ano. Acesse.



Instituto CCR



O Instituto CCR apoia projetos via lei Rouanet nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mas fique atento, as cidades contempladas são informadas nos editais. Acesse.



Por fim, podemos citar as (ainda) estatais: Eletrobras e Caixa como patrocinadores tradicionais de projetos culturais, assim como o BNDES.




Conclusão



Ter uma base "favoritada" com essas fontes é importantíssima!


E você, como organiza as suas?


Conhece outros sites/plataformas onde possamos encontrar editais?


Divida com a gente!



Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.