A INOVAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL

Qual é o cenário para se inovar no audiovisual?

Em tempos em que startup's de tecnologia e empreendedorismo surgem a cada hora, pensar em inovação em um dos principais meios de comunicação é primordial. É contraditório pensar em dificuldades para o setor, visto que boa parte da nossa comunicação em poucos anos será realizada em sua totalidade através dos vídeos, especialmente por conta das possibilidades apresentadas por aplicativos, plataformas, impulsionadas pelos os smartphones.


SEBRAE - Negócios do Audiovisual


Em palestra realizada no Museu Pelé, centro de Santos/SP, assisti ao consultor do SEBRAE, José Carlos Aronchi de Souza apresentar algumas saídas à um público formado por profissionais de diversas áreas e disciplinas, que enxergam na produção audiovisual um grande alicerce de propagação na comunicação de seus serviços.


É claro que não faltou uma galera que atua diretamente no audiovisual, e as inúmeras possibilidades apresentadas no workshop mostram que ainda há espaço para expandir os negócios na área.


Cenários e onde inovar


Publicidade


Grande parte do faturamento das produtoras de vídeos/filmes no país são oriundos da publicidade. Não importa o tamanho da produtora, desde as maiores que trabalham com marcas e agências grandes, até produtores que atendem PME, na produção de vídeos institucionais.


Uma das oportunidades que surge no atendimento às empresas é o marketing de conteúdo. Há algum tempo marcas buscam na produção audiovisual maneiras criativas de falarem mais sobre os seus produtos.


Inspire-se em 02 ideias que podem ser produzidas para qualquer marca:


Websérie "01.09" produzida pela O2 Filmes para a Volkswagem http://www.o2filmes.com/noticias/tag/volkswagen/


Campanha Digital Maracugina

https://www.youtube.com/watch?v=i3t2ydokW7Q


Essa estratégia aproxima as empresas de seus clientes, sendo uma oportunidade de crescimento nas vendas seus produtos/serviços e de novos negócios para as produtoras!


Mas só vale para grandes empresas?


Não! Vale para qualquer profissional que queira divulgar o seu produto.


As produtoras podem atender profissionais autônomos (MEI), profissionais liberais e comerciantes em geral. Por conta da grande quantidade de indivíduos com esses perfis, existe sim uma ótima possibilidade de atrair novos contratos.


"Mas esse pessoal tem orçamento para custear o meu trabalho?"


Ainda que haja em quantidade, apresentar um projeto que caiba no "bolso do cliente" nem sempre é fácil, principalmente quando você percebe que pode e nem sempre deve abrir mão do valor do seu trabalho. Por isso, estude bem o projeto para não sair no prejuízo!


Separe um tempinho para pesquisar alguns temas como: viagens, gastronomia, educação, exercícios para conhecer o que está sendo produzido e o que ainda pode ser!


Oficinas e Workshops


Já que profissionais de áreas diferentes querem aprender a produzir vídeos (nem que seja pelo celular, 2017 helloooo) porque não propor oficinas básicas de produção audiovisual?


Nem todos querem trabalhar diretamente na produção de vídeos, mas gostariam muito de entender como as coisas funcionam na área. Isso é um diferencial tremendo quando entendemos que os clientes precisam valorizar o nosso trabalho.


"Mas é só gravar, rapidinho", "É só uma ediçãozinha", "A luz da sala já serve!", "Você me entrega o material amanhã?!"


O objetivo do marketing de conteúdo não é só promover algo, mas sim, educar quem consome. Eduque seus clientes e eles te valorizarão!


Plataformas de tecnologia


"Por que não nos aproximamos dos desenvolvedores de tecnologia?"


Existem pouquíssimas empresas de inovação (Startup's) em produção audiovisual no país. Ao mesmo tempo em que é um cenário preocupante, torna-se um mar de oportunidades para ideias de projetos que sejam: Inovadores, que tenham potencial de Crescimento ou sejam escaláveis e que obtenham diferentes Fontes de receitas. Não vou esquecer dessa tríade nunca mais!


Busque por aceleradoras e incubadoras de projetos!


E o mercado atual?


Sambatech


A Sambatech é uma plataforma que aloca vídeos e que proporciona um maior controle na monetização das produções. É 100% BR.


Imagine que você é um professor, profissional liberal, criativo ou produtor audiovisual e gostaria de produzir vídeos apresentando um curso específico, referente a sua especialidade.


Através da plataforma, o seu público poderá pagar mensalmente uma quantia para ter acesso ao seu conteúdo, encontrando-o de forma fácil e sem muitas distrações. Essa é a proposta base da plataforma. Veja: sambatech.com/samba-play


Instagram e Snapchat para inspirar


Ainda que não necessite de grandes conhecimentos técnicos do usuário, ambas plataformas utilizam o audiovisual como a base da sua funcionalidade. Vídeos curtos que são altamente compartilháveis que podem ser editados com filtros divertidos.


Será que não seria interessante criar uma plataforma de nicho, inspiradas nesses dois?


A inovação industrial


Tá no bolso!


Ha alguns anos, as DSLR (digital single-lens reflex) proporcionaram o acesso a muitos profissionais no mundo dos vídeos. Imagine ter em suas mãos, câmeras com ótima capacidade de produção de videos a preços acessíveis?


Você pode adquirir uma a partir de R$ 2.000,00 (dependendo do fornecedor).


Tá no ar!


Os Drones são capazes de nos impressionar com imagens belíssimas de cidades, natureza, mares e casamentos...imagine que muitas vezes era preciso a locação de um helicóptero para ter um resultado parecido.


Mas esses "pássaros mecânicos" são úteis em diversas áreas, como a agrícola na captação de imagens de lavouras e fazendas, e na construção civil, onde engenheiros podem acompanhar a evolução dos trabalhos nos canteiros de obra.

Tá no PC!


Esperar o sábado para alugar o seu filme favorito e entregar somente na segunda... quem nunca? Hoje podemos pagar um valor mensal e ter acesso a uma "locadora de filmes inteira".


Os vídeos sob demanda (VOD - Video On Demand) são uma tendência de distribuição de produções audiovisuais que não tem volta. Em uma rápida pesquisa, é possível encontrar serviços segmentados como plataformas para filmes brasileiros, esportes e alguma "Netflix" do_________ de qualquer coisa que possa surgir futuramente.


Tá (sempre) na mão!


Falar que os smartphones são ferramentas poderosas de comunicação é chover no molhado. Dizer que marcas estão investindo cada vez mais em conteúdo móvel, também. As operadoras lutam pelo mercado oferendo pacotes de internet cada vez maiores e com qualidade duvidosa (rs).


Mas por que?


Conteúdos em vídeos demandam mais dados (vamos salvar o 3G) e os vídeos são os principais "vilões" desses dados. Hoje em dia as pessoas utilizam da praticidade e velocidade na entrega de informação dos vídeos para se comunicar... talvez os áudios do whatsapp estejam na frente!


Por conta disso, muitos especialistas dizem que "todos" tornaram-se criadores de conteúdo (em vídeo), justamente por conta da adequação do mercado (maior oferta de pacotes 3G e 4G) e pela capacidade e necessidade de comunicarmos com mais velocidade, é claro!


Outros exemplos


A educação a distância (EAD) há anos evolui na prática do ensino, inclusive tendo papel fundamental em instituições tradicionais;


O VR (Virtual Reality) mais conhecido em português como Realidade Virtual expande as produções a níveis jamais imaginados pelos usuários, proporcionando novas experiências no audiovisual;


As salas de cinemas se reinventaram ao transmitir outros conteúdos como esporte e séries da TV. O que vale aqui é manter o negócio!


Conclusão


O audiovisual é capaz de ampliar o alcance de diversos produtos e serviços. Como o José Carlos nos disse, é necessário estarmos em um ambiente propício a inovação, onde diferentes cabeças possam trabalhar em conjunto buscando novas soluções para os negócios. E ter alguém capacitado para "levar" as mensagens dessas soluções é primordial, não?

E aí, o que você pensa disso?

Alguns artigos que utilizei como referência

https://marketingdeconteudo.com/estatisticas-de-video-2017/

http://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-uma-startup/

Sobre o autor

MARCOS VINICIUS, Gerente de Projetos Criativos na Selo Criativo

Amante de histórias inspiradoras que já foram escritas, que estão sendo e daquelas que ainda não encontraram o autor.

#produçãoaudiovisual #cinema #audiovisual #vod #sebrae

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes