Como a comunicação empresarial pode ser aplicada em seus projetos - Parte #1


O que você vai aprender:

. O que é comunicação empresarial.


Objetivo:

. Apresentar ao produtor a estrutura básica da comunicação empresarial.


É bom saber:

. Esse post é dividido em 2 partes, essa é a 1ª.


Em resumo


A comunicação empresarial é um conjunto de práticas e estratégias que torna uma mensagem/informação harmônica e precisa. Ela confere clareza, transparência e boa percepção de imagem da sua organização/projeto, através de diferentes canais de comunicação e ferramentas.


É importante entender que a CE é aplicada em diferentes contextos dentro do seus projetos. Esses contextos são divididos em: comunicação interna, institucional e de marketing.


Vamos nos apoiar em torno da percepção e experiências transmitidas pela sua ideia, através das diretrizes seguidas na comunicação empresarial. O seu projeto é uma marca a ser desenvolvida.


Observação:


No texto, quando nos referimos a organizações, estamos falando de ambientes complexos, onde várias pessoas colaboram com o local, em diferentes setores e departamentos. Em relação aos projetos, nos referimos a equipes pequenas, com pouca estrutura e rápida transição de informações.


Dito isso...


Comunicação Interna


A comunicação interna é pensada dentro do ambiente da organização. Ela é responsável por definir o papel de cada setor/departamento e como eles coexistem dentro da cultura organizacional pensada para o local.


Quando levamos isso ao universo dos projetos, faz-se necessário entender o que é a sua proposta e se todos aqueles que fazem parte dela estão compreendendo todo o universo que a permeia. Em outras palavras, todos estão falando a mesma língua e entendendo porque estão ali?


Responde aí:


. Você ou a sua equipe entendem o que cada um faz ou deve fazer?


. É possível compreender o que está sendo proposto no seu projeto?


. Você tem um posicionamento claro para a sua marca e o time domina

ele?



Comunicação Institucional


Quando falamos de comunicação institucional, nos referimos ao tipo de relacionamento que teremos com o seu público de interesse como empresas, veículos de comunicação e a comunidade que será afetada pela organização.


Se você faz parte de um projeto menor, a prática é a mesma. Aqui você precisará definir o(s) objetivo(s) e propósito(s) da sua ideia e torná-la o mais transparente e clara possível para aqueles que serão atingidos de alguma forma por ela.


Responde aí:


. Como é o seu relacionamento com empresas, veículos de comunicação e comunidade atendida?


. É possível compreender quem você é e o que propõe?



Comunicação de Marketing


A comunicação de marketing apresenta ao mercado toda a ideia e propósitos estabelecidos, dentro de uma organização ou projeto. Aqui ela deverá tomar diversos caminhos para a ativação da mensagem definida como ideal para conquistar parceiros, patrocinadores, apoiadores e entusiastas do posicionamento definido.


O grande objetivo aqui é se conectar ao público de interesse através dos valores e propósitos desenvolvidos pela marca.


Responde aí:


. O que faz o seu projeto se diferenciar de outras iniciativas?


. Quais canais você utiliza para comunicar o seu projeto?


. Você conhece o seu público?



Na parte #2 você vai entender como estruturar a comunicação empresarial no seu projeto.









#marketing #comunicação #empresarial #público

Posts Recentes
Arquivo